13 min read

Centros de prática na tradição de Plum Village

Centros de prática na tradição de Plum Village

Todos os onze centros de prática e mosteiros listados abaixo praticam na tradição de Plum Village sob a orientação direta do Venerável Thich Nhat Hanh. Os centros estão abertos durante todo o ano, para estadias curtas ou longas, durante as quais pode aprender a arte de viver com consciência.

Mosteiro de Blue Cliff, Nova York, EUA

Situado em 80 acres pacíficos de floresta na região sul de Catskill, cerca de duas horas a noroeste da cidade de Nova York, o Mosteiro de Blue Cliff é o lar de uma comunidade próspera de mais de trinta monásticos e praticantes leigos, que compartilham a arte de viver conscientemente com milhares de adultos e crianças durante todo o ano.

Mosteiro de Blue Cliff

Blue Cliff é um lugar onde se aquietar a mente, praticar contemplação profunda e desfrutar das maravilhas da vida em nós e ao nosso redor, por meio das práticas de meditação sentada, meditação caminhando, alimentação consciente, meditação de relaxamento profundo e do compartilhamento da vida comunitária.

Convidamos todos os que desejam cultivar paz e a felicidade em suas vidas a se juntar a nós para um Dia de Atenção Plena ou um retiro. Os visitantes são bem-vindos durante todo o ano.

Blue Cliff era um antigo resort de verão de propriedade familiar, em operação desde 1939. Hoje, as várias residências foram renovadas e preparadas para o inverno, com planos em andamento para adicionar quartos acessíveis para cadeiras de rodas e novos restaurantes e áreas comuns. O salão de meditação Great Togetherness (“Grande União”) foi construído em 2008 e pode acomodar até 800 pessoas para meditações e ensinamentos.

Visite o site do Mosteiro de Blue Cliff para mais informações

Mosteiro de Deer Park, Califórnia, EUA

Este santuário de 400 acres repousa pacificamente sobre as montanhas chaparrais do sul da Califórnia, cercado e protegido por carvalhos e pela paisagem natural.

O Mosteiro de Deer Park foi estabelecido em julho de 2000 pela Sangha quádrupla de Plum Village. Hoje, é um refúgio seguro e sereno onde muitos praticantes aprendam a arte de viver com consciência e a praticar com uma comunidade, uma Sangha. Em Deer Park, a comunidade residencial de mais de trinta monásticos e praticantes leigos vive e pratica conjuntamente durante todo o ano sob a orientação de nosso professor, Thich Nhat Hanh (Thay), na tradição do budismo engajado, praticando a atenção plena em nossa vida cotidiana. Existem duas aldeias: Solidity Hamlet (para monges e leigos) e Clarity Hamlet (para monjas e leigas). As duas aldeias se reúnem várias vezes por semana para praticar.

Mosteiro de Deer Park

Em Deer Park, somos nutridos não apenas pelas sessões formais de meditação sentada, mas também pela prática da meditação em nossas atividades diárias fora da sala de meditação. Somos guiados pelos ensinamentos de Thay sobre a atenção plena e a promoção da paz. Aprendemos a viver juntos como uma comunidade e a nos refugiar na sabedoria da Sangha.

Visite o site do Mosteiro de Deer Park para mais informações

Instituto Europeu de Budismo Aplicado, Waldbröl, Alemanha

O EIAB é o primeiro Instituto de Budismo Aplicado fundado por Thich Nhat Hanh, em 2008. O grande campus do EIAB está situado na periferia da pequena cidade de Waldbröl, Alemanha, a cerca de uma hora de Colônia, em meio a campos ondulados e magníficas florestas de pinheiros.

O EIAB possui uma grande comunidade monástica residencial de mais de 40 monges e freiras, o que é muito incomum para um instituto budista, e possui uma forte energia coletiva de atenção plena que dá suporte à ampla gama de cursos oferecidos todos os anos.

Com base na riqueza dos ensinamentos do Buddha, o Instituto Europeu de Budismo Aplicado (EIAB) oferece um programa completo de treinamento em métodos concretos que aliviam o sofrimento e promovem a felicidade e a paz em nós mesmos e no mundo. O treinamento integra completamente o estudo de textos budistas com aplicações concretas em todos os níveis da vida diária.

Instituto Europeu de Budismo Aplicado (EIAB)

Sob a direção do mestre zen Thich Nhat Hanh, junto a Professores do Dharma sêniores na tradição de Plum Village, os praticantes do EIAB recebem não apenas uma base sólida dos ensinamentos budistas essenciais, mas também o domínio de sua própria mente, corpo, fala e ações por meio do cultivo da arte de uma vida consciente.

Especificamente, os praticantes aprendem a aplicar os ensinamentos budistas de uma maneira que ajuda a liberar tensões e a reduzir o estresse e a dor; a contemplar profundamente em busca da compreensão de qualquer sofrimento que possa haver neles ou ao seu redor; a reconhecer e a transformar sentimentos e emoções dolorosas por meio da compreensão (insight); a usar a escuta compassiva e palavras hábeis para criar compreensão entre indivíduos e também entre grupos em conflito; e a fortalecer a alegria, liberdade e sabedoria inerentes a cada pessoa, que são tão essenciais para a transformação coletiva.

Os Professores do Dharma do EIAB transmitem sua compreensão e experiência não apenas através de palavras, mas também — o que é mais importante — por meio da sua presença e da maneira como vivem sua vida diária.

Os praticantes do EIAB vivem junto à comunidade monástica e se beneficiam diretamente da energia coletiva da atenção plena e da concentração. Estar cercado por uma comunidade harmoniosa é o melhor suporte para quem deseja aplicar a atenção plena no seu dia a dia.

O budismo ensinado no EIAB não é religião. Os ensinamentos budistas são oferecidos de uma forma muito prática e não-religiosa, e os praticantes que possuem qualquer — ou nenhuma — formação religiosa podem se beneficiar ao aprendê-los e colocá-los em prática.

Todos os programas são oferecidos por Professores do Dharma monásticos ou leigos que foram selecionados com base em sua estabilidade na prática e capacidade de levar uma vida feliz. Professores convidados proficientes em determinados assuntos e na arte de viver conscientemente são ocasionalmente convidados para liderar determinados programas.

Os cursos do EIAB estão abertos a todos os que desejam melhorar a qualidade de suas próprias vidas e das vidas de suas famílias e comunidades.

Visite o site do EIAB para mais informações

Mosteiro de Magnolia Grove, Mississipi, EUA

O Mosteiro de Magnolia Grove é um monastério residencial e um Centro de Prática de Meditação e Atenção Plena na tradição de Plum Village, fundado pelo mestre zen Thich Nhat Hanh em 2005 em Batesville, Mississipi. Hoje, mais de trinta discípulos monásticos de Thich Nhat Hanh residem no mosteiro.

Dez anos atrás, Magnolia Grove era composto por pouco mais de 120 acres, comprados por um grupo de indivíduos e famílias comprometidos com a prática.

Com muito trabalho, dedicação e esforço coordenado, nossa comunidade construiu uma grande sala de meditação com uma cozinha comercial adjacente para alimentar os participantes e construiu manualmente uma pousada para hospedar 120 leigos.

Mosteiro de Magnolia Grove

O Mosteiro de Magnolia Grove é um lugar para praticarmos meditação e atenção plena. É onde cada respiração nos faz lembrar das maravilhas da vida.

Um lugar para sentarmos e relaxarmos. Um lugar para caminharmos beijando a terra sob nossos pés.

É um lugar onde podemos descansar sob um salgueiro situado sobre uma ilha em um lago de lótus. Um lugar para comermos juntos e saborear cada mordida.  Um lugar para ouvirmos profundamente os sons da vida e o som do nosso coração. Um lugar para trabalharmos juntos para construir uma comunidade de amor e compreensão.

Magnolia Grove é um lugar onde podemos parar de correr e descobrir a paz a cada passo que damos. Um lugar para lembrar a cada um de nós que o momento presente é um momento maravilhoso.

Visite o site do Mosteiro de Magnolia Grove para mais informações

Mosteiro de Healing Spring, próximo a Paris, França

O Mosteiro de Healing Spring (Monastère de la Source Guérissante) é um novo centro de prática de Plum Village que abriu suas portas em 2018. É um encantador refúgio campestre localizado em Verdelot, na zona rural a leste de Paris. Os edifícios foram outrora um convento do século XIX.

Cerca de uma dúzia de monges de Plum Village agora residem em Healing Spring. O centro tem capacidade para hospedar cerca de vinte hóspedes durante a noite e está sendo expandido para acomodar até cinquenta deles.

Healing Spring é facilmente acessível da capital por transporte público (85 minutos de Paris — Gare de l’Est), tornando-se um destino mais confortável para pessoas que viajam da Bélgica, Reino Unido e muitos outros países.

Visite o site do Mosteiro de Healing Spring para mais informações

Maison de l’Inspir, Paris, França

La Maison de l’Inspir (um nome francês que pode ser traduzido como “A Casa da Inspiração”) é um pequeno mosteiro na tradição de Plum Village em Paris, França.

Desde sua fundação, em fevereiro de 2008, a Maison de l’Inspir é o lar de uma pequena comunidade de freiras. A casa é um lugar de refúgio, cura e descanso; um lugar para qualquer pessoa possa aprofundar sua prática de meditação por meio da prática diária da atenção plena.

Maison de l’Inspir

Nos últimos dez anos, a Maison de l’Inspir cresceu mais rapidamente do que sua pequena localização original nos subúrbios de Paris podia comportar. Depois que os monges estabeleceram o Mosteiro de Healing Spring no campo a leste de Paris, em 2018, as irmãs da Maison de l’Inspir se mudaram (em outubro de 2019) para um novo local próprio em Villeneuve-sur-Bellot (a uma curta caminhada dos irmãos em Verdelot). Este é um momento emocionante no desenvolvimento desta nova comunidade quádrupla de prática de Plum Village no norte da França.

Para mais informações sobre a nova localização das irmãs, para organizar uma visita ou para oferecer seu tempo ou energia para ajudar o novo centro (observe que o centro atualmente só fala francês), visite o website da Maison de l’Inspir.

Visite o site da Maison de l’Inspir para mais informações

Plum Village, França

Plum Village, próximo a Bordeaux, no sudoeste da França, é o maior centro de prática internacional na tradição de Plum Village e a primeira comunidade residencial a ser fundada por Thich Nhat Hanh no oeste.

Plum Village é onde Thay desenvolveu seu sonho de construir uma Comunidade de Amor: criar um ambiente saudável e nutritivo onde as pessoas pudessem aprender a arte de viver em harmonia umas com as outras e com a Terra.

O que começou em 1982, como uma pequena fazenda rústica, hoje se tornou o maior mosteiro budista da Europa, com mais de 200 monges e freiras residentes vivendo e praticando em quatro aldeias diferentes espalhadas pelo interior da França.

Em Plum Village, incorporamos a atenção plena em todas as nossas atividades diárias, treinando-nos para estarmos atentos ao longo do dia: enquanto comemos, caminhamos, trabalhamos ou tomamos uma xícara de chá juntos.

Plum Village é um lar longe de casa e um ambiente bonito, nutritivo e simples onde se cultivar a mente do despertar.

Plum Village, França

Desfrutamos de períodos de silêncio, meditação sentada, descanso, relaxamento, trabalho consciente e diversão. Todos os praticantes que vêm a Plum Village são convidados a participar de nossas atividades comunitárias, seja preparar refeições, limpar o vilarejo ou lavar pratos, como uma forma de aprenderem a cultivar alegria e atenção plena em tudo o que estivermos fazendo.

Todos os anos, Plum Village dá as boas-vindas a milhares de praticantes de meditação de todo o mundo que vêm experimentar a arte da vida consciente em comunidade. Mais de quarenta nacionalidades são frequentemente representadas anualmente no festivo Retiro de Abertura do Verão de quatro semanas, que oferece programas especiais para crianças e adolescentes.

Além das temporadas dos retiros de primavera e outono, onde os visitantes são bem-vindos para ficar por uma semana ou mais, Plum Village também oferece retiros especiais de atenção plena para falantes de francês, professores e jovens.

O retiro anual de inverno de três meses, aberto a leigos e monásticos, atrai centenas de praticantes que vêm aprofundar sua prática de atenção plena e viver de forma simples e harmoniosa em comunidade por noventa dias consecutivos.

Plum Village possui um programa de voluntariado para jovens e recentemente abriu uma Happy Farm (“Fazenda Feliz”) orgânica, onde fazendeiros residentes combinam ecologia e atenção plena durante todo o ano ao cultivar vegetais para as refeições veganas da comunidade.

Quando não está viajando, Thich Nhat Hanh reside em Plum Village, onde escreve, ensina, cultiva e orienta sua comunidade global. Muitas das trilhas ao redor das colinas e dos campos de Plum Village se tornaram lendários caminhos de meditação para Thich Nhat Hanh e sua comunidade.

Visite o site de Plum Village para mais informações

Plum Village, Austrália

Centro de Meditação Nhap Luu, próximo à Melbourne

Nhap Luu — Stream Entering Meditation Centre foi estabelecido em 1 de fevereiro de 2010, no belo outback perto de Beaufort, apenas duas horas a oeste de Melbourne.

Cinco discípulos monásticos de Thich Nhat Hanh, com o apoio de muitas Sanghas leigas na Austrália, fundaram a comunidade em Nhap Luu e realizaram o primeiro retiro monástico das chuvas em maio de 2010. Desde então, a comunidade cresceu e o mosteiro agora se estende por 55 hectares de mata, garantindo o futuro de Nhap Luu como um lugar tranquilo e pacífico por muitos anos. Temos muita sorte em desfrutar da presença de cangurus e de outras formas de vida selvagem dentro e ao redor da nossa terra.

Centro de Meditação Nhap Luu

Todas as pessoas de todas as nacionalidades, religiões e crenças são bem-vindas para visitar Nhap Luu. Nunca pedimos a ninguém que abandone suas tradições e práticas. Estamos aqui simplesmente para compartilhar nosso aprendizado sobre os maravilhosos benefícios da meditação em atenção plena e a sabedoria oferecida por nosso professor, Thich Nhat Hanh, e por Buddha Shakyamuni. Ninguém precisa se tornar budista para participar conosco.

As irmãs realizam Dias de Atenção Plena todos os domingos no mosteiro e organizam alegres dias comunitários de “abelhas trabalhadoras”, aos quais todos são bem-vindos. Também organizamos eventos de atenção plena em cidades próximas e retiros maiores ao longo do ano, tanto em Nhap Luu quanto em outros lugares.

Visite o site de Nhap Luu para mais informações

Mosteiro de Mountain Spring, próximo a Sydney

Aninhado nas impressionantes Montanhas Azuis (Blue Mountains) fora de Sydney, Austrália, o Mosteiro de Mountain Spring, o mais novo centro de prática monástica de Plum Village, foi fundado em março de 2020.

O mosteiro de 15 acres, que está conectado aos milhares de acres de um parque nacional, abriga uma comunidade monástica de monges e monjas e realiza dias semanais de atenção plena, aulas de meditação e atividades práticas online. Uma grande fazenda orgânica é uma característica central deste belo oásis de floresta.

Mosteiro de Mountain Spring

O mosteiro também oferece aulas de meditação online, Sanghas e atividades diárias, e recebe calorosamente visitantes de todas as origens e tradições religiosas que vêm participar das atividades práticas diárias e dos retiros.

Visite o site de Mountain Spring para mais informações

Plum Village, Hong Kong

A casa de Plum Village em Hong Kong é o Templo Lotus Pond na espetacular Ilha de Lantau, onde mais de uma dúzia de monges e monjas, discípulos de Thich Nhat Hanh, vivem, praticam e conduzem retiros na tradição de Plum Village.

É aqui, nesta ilha montanhosa e enevoada, que o Instituto Asiático de Budismo Aplicado (AIAB) foi estabelecido e atende à região asiática.

Em 2010, Thich Nhat Hanh propôs que um Instituto de Budismo Aplicado fosse estabelecido na Ásia, para ajudar a levar os aspectos relevantes e aplicados do Budismo ao povo asiático, e na primavera de 2011 seu sonho se tornou realidade.

O AIAB promove ensinamentos e práticas do Budismo que ajudam as pessoas a entrar em contato com a paz e a alegria dentro de si, a habitar o momento presente, a se curar e a transformar o sofrimento. Isso pode ser feito através da prática da atenção plena — com nossas respirações e passos conscientes — à medida que entramos em contato com os milagres da vida.

Instituto Asiático de Budismo Aplicado (AIAB)

O AIAB é um centro de Estudos e Práticas de Budismo Aplicado, contando com uma Sangha monástica residente como elemento central, a qual oferece os ensinamentos e conduz as práticas. O AIAB treina Professores do Dharma monásticos e leigos para ajudarem a atender à crescente demanda por práticas de atenção plena em Hong Kong, na Ásia e em outras partes do mundo.

O AIAB realiza retiros para jovens e profissionais da área de educação, assistência social, saúde, negócios e assim por diante, para ajudá-los a descansar, a aliviar tensões no corpo e na mente, a lidar com o estresse e outros obstáculos na vida, e a conciliar dificuldades nas relações pessoais, familiares e profissionais.

Todos são bem-vindos para se juntar a nós na ilha nos Dias de Atenção Plena e outros eventos no centro da cidade, bem como para retiros mais longos, realizados na ilha ou em outros locais.

Visite o site do AIAB para mais informações

Plum Village, Tailândia

Plum Village na Tailândia foi fundada em 2008 e, em 2013, a comunidade monástica mudou-se para um novo campus impressionante nos limites do Parque Nacional Khao Yai, um patrimônio mundial da UNESCO a cerca de 240 km a nordeste de Bangkok.

Mais de 200 monges e freiras vivem no novo mosteiro, e a comunidade recebe hóspedes para retiros com estadias de uma semana ou mais durante o ano. O programa diário é muito semelhante ao dos mosteiros de Plum Village ao redor do mundo, exceto que o ambiente tropical favorece a meditação sentada ao ar livre e a refrescante meditação caminhando matutina, às 5h30.

Plum Village na Tailândia

O mosteiro foi recentemente construído, de maneira ecológica, por arquitetos premiados de Bangkok. Os visitantes descobrirão belos pátios e edifícios adaptados ao ambiente natural, e jovens árvores Bodhi plantadas pelo próprio Thay. O novo Salão de Meditação e a biblioteca ainda estão em construção.

Plum Village na Tailândia é o maior centro da comunidade na Ásia e, juntamente ao Instituto Asiático de Budismo Aplicado, em Hong Kong, organiza e conduz retiros na tradição de Plum Village na Indonésia, Japão, Malásia e Taiwan, bem como retiros para cidadãos vietnamitas na Tailândia.

A comunidade também organiza grandes Dias de Atenção Plena, abertos a todos, no centro de Bangkok. Entre em contato com o mosteiro para obter mais informações.

Visite o site de Plum Village na Tailândia para mais informações


Texto traduzido e adaptado do inglês para o português do Brasil por Eduardo Furbino para A Outra Margem. Versão original disponível no site de Plum Village. Leia nossas notas de tradução.